steampedia-wiki-bruno-acciolyFoi em meados de 2008 que eu e Raul Cândido fundamos o Conselho SteamPunk, uma organização nacional para entusiastas deste gênero literário que acabou se transformando em Movimento.

O SteamPunk começou como um sub-gênero da Ficção Científica, essencialmente, orientado ao Século XIX e a Era Vitoriana, exaltando ou criticando a mentalidade e cultura da época, ao mesmo tempo que ambientando tudo isso em um universo alternativo onde a tecnologia a vapor e eletricidade daqueles tempos teria sido muito mais bem sucedida que de fato foi.

O Conselho SteamPunk, hoje se alastrou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e começam a ser formar duas outras “Lojas”, no Distrito Federal e no Paraná.

Os eventos não param de acontecer, sejam ou não organizadas por nós e estamos, constantemente, colocando novas iniciativas, como o SteamCon e a SteamPedia.

steampedia-steampunk-01

Este último website, a SteamPedia, tem por objetivo ser uma enciclopédia brasileira SteamPunk, com conteúdo elaborado de modo colaborativo pelo Conselho e por toda comunidade de entusiastas interessada em se inscrever e ajudar a construir a enciclopédia.

Os sites são todos montados pela dot . digital oriented technologies, comigo cuidando da concepção, projeto gráfico e desenvolvimento – e Eduardo Gouveia cuidando da parte de infra-estrutura.

Usando ferramentas como o MediaWiki acaba existindo uma certa dificuldade na implementação de projetos gráficos mais sofisticados e, por isso mesmo, fizemos uso do WordPress e de alguns artifícios de desenvolvimento para que o usuário pudesse lidar com uma ferramenta mais familiar, mesmo que o requisito fosse a produção colaborativa de textos conforme a filosofia do Wiki.

Para ver funcionando, visite a SteamPedia.

Bruno Accioly