aolimiar-bruno-accioly

Se você foi uma das pessoas que resolveu se cadastrar no aoLimiar é provável que tenha tido alguma dificuldade em entender o conceito por detrás dele.

O Conselho SteamPunk – que fundei junto com Raul Cândido em meados 2008 – é uma organização colaborativa de entusiastas do gênero que dá apoio, promove e incentiva a produção de Cultura SteamPunk em todo o país.

Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas muito interessantes desde que começamos este trabalho e percebemos que a comunidade de Escritores amadores e profissionais de Literatura Fantástica poderia se beneficiar com uma iniciativa que colocasse a sua disposição um mecanismo de divulgação e publicação de material literário.

O aoLimiar é uma Rede Social e, como tal, o usuário tem a sua disposição uma série de ferramentas para manutenção de comunidades, fóruns, estabelecimento de amizades e uma completa estrutura de comunicação.

Primeiro Movimento

Primeira Fase

Mas não é só isso. Em sua primeira fase o aoLimiar está colocando no ar um mecanismo de requisição de construção de Livros Virtuais, o que garante ao solicitante – caso seu projeto seja aprovado – a condição de criar um website para divulgação de extratos de seus livros para promoção ou mesmo publicação de material na íntegra.

Os temas que estão sendo disponibilizados permitem alto grau de personalização e emprestam ao trabalho uma estrutura profissional de divulgação e manutenção de conteúdo.

Não há custo e, portanto, qualquer um pode requisitar seu website em formato Livro Virtual para publicar um trecho ou a totalidade de sua obra, contanto que esteja devidamente cadastrado.

Segunda Fase

Uma vez que diferentes obras comecem a ser publicadas sob o domínio “http://SeuSite.aoLimiar.com.br/”, a administração vai começar a disponibilizar estruturas de site em formato “Portal de Conteúdo”, não diferentes do G1.com.br ou do R7.com.br, temas profissionais, bem elaborados e que vão dar suporte a centrais de notícias completas e cheias de recursos.

Estes sites serão destinados principalmente a críticos literários, grupos de leitura, portais de conteúdo sobre Literatura Fantástica e toda sorte de projetos de produção de conteúdo correlato.

De novo, trata-se de um serviço prestado sem custo algum e que vai estar disponível a todos aqueles que defenderem, em formulário, o conceito de seu projeto.

Terceira Fase

Tendo estabelecido uma plataforma de publicação de conteúdo ficcional e produção de material crítico e de divulgação, terá sido estabelecido um “ecosistema” de Livros Virtuais e Portais de Conteúdo dedicados a Literatura Fantástica, no qual Editoras cadastradas poderão identificar obras cujo enredo e temática sejam de seu interesse para investimento.

Editores poderão, inclusive, criar concursos de contos ou livros dentro de dado gênero, provocando a comunidade e incentivando-os a produzir mais material para eventual publicação em papel ou mesmo para publicação digital.

Editoras interessadas em fazê-lo terão seus banners e propagandas reproduzidos em todos Livros Virtuais e Portais de Conteúdo relacionados ao tema, sendo vistas por todos os leitores cadastrados e por todas as pessoas que se depararem com estes sites através dos mecanismos de busca.

Desdobramentos

O aoLimiar é uma iniciativa do Conselho SteamPunk, tem apoio de cada uma das Lojas regionais do conselho, tem sua infra-estrutura gerida pela dot . digital oriented technologies e conta com uma equipe competente e multidisciplinar que pretende tornar cada uma das transições completamente integradas com o uso cotidiano da Rede Social, entretanto não pretendemos que o aoLimiar pare por aí.

Estamos trabalhando para que este Primeiro Movimento seja apenas um ponto de partida e, para tanto, vamos precisar que cada Leitor, Escritor amador ou profissional e Editores interessados em Literatura Fantástica, se cadastrem para legitimar o trabalho.

A distância atual entre o consumidor desta forma de literatura e aqueles que a produzem não beneficia ninguém e não há dúvida que aglutinar todos os envolvidos com a produção literária em um único lugar torna mais fácil alcançar o público alvo do que é produzido.

Adicionalmente, quanto maior conseguirmos que seja a rede de Livros Virtuais e Portais de Conteúdo dedicados a Literatura Fantástica, maior será a condição de Editoras se interessarem em promover concursos e usarem o aoLimiar como fonte legítima de obras para publicação.

Em contrapartida, quanto mais Editoras cadastradas resolverem desenvolver suas promoções e eventos através do aoLimiar, maior será o crédito dado a nossa Rede Social e maior será a exposição destas Editoras a um público que obviamente está segmentado e tem seu interesse fartamente mapeado.

Com um pouco de sorte, colaboração, interesse e a divulgação de cada um dos interessados, o Primeiro Movimento de nossa Rede Social será apenas o início de uma jornada fantástica ao limiar da literatura!

Visitem e Cadastrem-se no aoLimiar

Imagem1

Bruno Accioly