maio 25, 2007

Use Filtro Estelar

Eu já gostava da versão original em inglês, mas esta tem tudo a ver comigo. Quem me conhece vai entender. Quem não conhece, ria à vontade da "remasterização" =)

O original de "Star Wars Sun Screen", no YouTube.

A versão original de "Sun Screen", no YouTube.

A versão original de "Sun Screen", no YouTube

A versão catastrófica... "Filtro Solar", com Pedro Bial, no YouTube


Postado por baccioly em 08:09 PM | Comentários (1)

maio 21, 2007

Portal de Conhecimento do NDPC

Em Janeiro deste ano, a  digitalorientedtechnologies - minha empresa com o Angelo Braga, Cris Dias e Mairus Maichrovicz - resolveu se engajar em uma parceria de cunho social com o Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo. Mas o que você tem a ver com isso?

...A princípio, nada... mas o projeto é muito interessante, de repente, você acaba se identificando com ele caso analise um pouco mais a fundo a idéia.

Sob as asas do Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano, o NDPC é uma instituição que aposta no Programa de Enriquecimento Instrumental e na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural para fazer diferença com um programa suplementar de educação para adolescentes com dificuldades de aprendizado.

Embora o projeto do NDPC com o Instituto Pão de Açúcar tenha como alvo crianças carentes, o NDPC vêm trabalhando não só casos educacionais usando o PEI, mas também casos de Síndrome de Down, Doença de Alzheimer e pacientes que sofreram AVC.

Fiquei bastante impressionado com o que vi até hoje do trabalho do NDPC usando o Programa de Enriquecimento Instrumental e acabei resolvendo entrar em um curso Básico, que me habilitaria a aplicar o programa em determinado perfil de mediado.

Não é magia... é Psicopedagogia... é Psicologia Cognitiva... é Auto-Conhecimento... é conhecimento dos processos cognitivos! Cheira a Piaget, mas não é só Piaget... Lembra Vygotsky, mas não é só Vygotsky. O Programa de Enriquecimento Instrumental é uma ferramenta estruturada por Reuven Feuerstein não para um público alvo específico, mas para qualquer indivíduo interessado em ser capaz de estabelecer um maior número de relações entre sua experiência pregressa, eventos presentes e situações que ainda estão por acontecer.

Os instrumentos são muito interessantes e instigantes, apesar de sua aparente simplicidade. Através de um Mediador - aplicador de PEI - o mediado percebe qual é sua natureza na resolução de problemas, passa pela experiência de perceber que resolve todo tipo de problemas da mesma forma, identifica os processos de raciocínio, atitudes e vícios na solução destes problemas e é incentivado a buscar uma equalização de seu comportamento, transformando seus defeitos em qualidades bem dosadas.

Passando pela experiência de aprendizado na aplicação dos instrumentos, fiquei profundamente impressionado com seu potencial de ajudar o indivíduo a entender a si mesmo e toda uma série de importantes conceitos, enquanto absorve extenso vocabulário necessário para a correta compreensão dos processos mentais envolvidos no raciocínio.

Desenvolvemos o Portal de Conhecimento usando a mesma ferramenta usada na construção da Wikipedia, a maior enciclopédia da Internet - constantemente citada aqui no 5arcasmos |v|últiplos. Isso garante constantes atualizações da ferramenta e incentiva os mais de cem cadastrados na comunidade a possibilidade de publicar ensaios, casos clínicos, dúvidas, indicações de livros, discussões acerca de tópicos relacionados, fotos e ilustrações que tornem mais fácil o entendimento de seus artigos por parte de outros mediadores.


Clique na figura para ampliá-la...


O segredo do Portal, contudo, é muito menos a ferramenta que o esmerado trabalho de criação e gestão de conteúdo, feito conjuntamente por todos os Educadores, Mediadores e Profissionais de Saúde - com formação em toda sorte de disciplina além do próprio Programa de Enriquecimento Instrumental - e pela  digitalorientedtechnologies, que é entusiasta do uso da tecnologia MediaWiki para a criação de comunidades do tipo.

O fato é que o custo de propriedade de um Portal de Conhecimento como este, para qualquer outra disciplina, é zero, só envolvendo um pequeno custo de implantação da ferramenta e um reduzido custo de manutenção, hospedagem e gestão de conteúdo.

Usando a mesma tecnologia, é possível gerir conteúdo de um livro feito a quatro mãos, uma pequena enciclopédia técnica acerca de um assunto determinado, todo fluxo de informações de um projeto, a gerência de projetos de qualquer tipo ou, como no caso do Sistema de Saúde do Distrito Federal - que nós também levamos a cabo - a gestão de todo conhecimento granulado na forma de artefatos de desenvolvimento de sistemas e documentação técnica multidisciplinar da área de saúde.

Aos interessados, o Portal de Conhecimento foi ao ar no dia 23 de Janeiro de 2007, e atende somente aos cadastrados, embora seja possível acompanhar seu desenvolvimento através do endereço http://ndpc.subtom.com.br.

Interessados podem pedir seu cadastro através do e-mail: ndpcontato@gmail.com, informando seu nome completo, e-mail e o nome de usuário que deseja (formado pelo nome somado a um sobrenome - ex: "JoaoSilva").

Vale dar uma olhada!

Postado por baccioly em 11:25 PM | Comentários (1)