Mudamos de Endereço

Migramos para novo endereço.

Alterem seus "Favoritos"!

http://www.brunoaccioly.com.br/

setembro 20, 2007

Línguas Moribundas

A taxa de desaparecimento de espécies inteiras é alta já há algum tempo. Uma pesquisa financiada pela National Geographic aponta para a ameaça de extinção de 7 mil línguas, faladas hoje, até o fim do século.

Em algumas regiões do mundo, morre uma língua a cada 14 dias e, no Brasil, o risco do desaparecimento de línguas se concentra no centro-sul do país e em Rondônia.

Os mais Utilitaristas vão achar que é muito barulho por nada, tempestade em copo d'água e chifre em cabeça de cavalo - como sempre - mas com cada língua falada que desaparece, desaparece também a cultura de um povo, sua história e identidade.

Exemplos extremos no Brasil são o wayoró, com uma população falante estimada de 10 à 80 pessoas e o canauê, falado por apenas 8 pessoas!

Perto das línguas ameaçadas de extinção, o Esperanto fica até que extremamente popular!

Gregory Anderson e David Harrison investigaram a questão por quatro anos e acrescentaram que "Estamos vendo na frente dos nossos olhos a erosão da base do conhecimento humano".

Para visitar o website da National Geographic acerca da questão, vá em:

National Geographic . Enduring Voices

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (0)
Categoria: EXTRA

outubro 22, 2005

Extra: A gente nunca esquece

Uma simples e ótima idéia, o Walkman, hoje, tem tantas funções e trabalha com tantas medias diferentes que até fica difícil continuar chamando-o do mesmo jeito.

E eu fiquei profundamente comovido ao ver que eu tive um exemplar, importado, do primeiro WalkmanO Walkman Sony foi um equipamento portátil transistorizado dotado de gravador de fitas K7s inventado por Akio Morita, Masaru Ibuka, e Kozo Ohsone, e fabricado pela Sony Corporation.
O primeiro Sony Walkman estéreo foi vendido em 1979. O nome Walkman foi criado por Akio Morita.
Um inventor alemão, Andreas Pavel, alega ter inventado um dispositivo similar que batizou de Stereobelt em 1977. Depois de batalhas judiciais, Pavel e a Sony chegaram a um acordo judicial em 1999.
de todos os tempos - esse da Sony aí ao lado!

O aparelhino era sensacional, tinha AM/FM, gravador e k7 Player! Tudo pesando pouco menos que um tijolo médio. O Jogging da Adidas aveludado ficava um tanto indecente e, se chovia, acabava molhando a cueca Zorbinha, mas era uma tirada de onda sensacional!

Lembro-me de mim mesmo ouvindo "música-lenta", andando de patins acoplado ao tênis cano-longo, rodas Kryptus e base Roller Derby, no Roxy Roller da Lagoa.

O mundo é o mesmo... continuamos ridículos, mas só vamos descobrir isso daqui um tempo...

Para ler clique em:
Exposição conta a história do "Walkman"


Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (4)
Categoria: EXTRA

junho 17, 2005

Extra: Quadrinhos quadro a quadro

Estigmatizados por quem nunca leu e cultuados por quem teve acesso a obras de qualidade, as Histórias em Quadrinhos não só são defensáveis enquanto forma de expressão como vêm, cada vez mais, chamando a atenção.

Faz tempo que não escrevo e, neste pequeno post, dou lugar para o texto de um amigo. Conveniente e preguiçoso, eu sei, mas estarei mais que bem representado pelo responsável pelo RadarPoP.com.br e pelo já extinto Meninos, Eu Vi, Alexandre Maron.

Em seu texto, Alexandre Maron fala do trabalho que vem sendo desenvolvido por Scott McCloud, no sentido de popularizar e pesquisar novas propostas de linguagem dentro desta forma de expressão.

Particularmente fiquei profundamente bem impressionado com a profundidade de "Desvendando os Quadrinhos", de McCloud. Lembro mesmo de ter comentado com Maron de que se tratava de uma espécie de "Cosmos", e que o autor estava para os quadrinhos como Carl Sagan estava para a Cosmologia Cosmologia
Rubrica: astronomia.
Ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo, preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele.
!

No livro, Scott McCloud usa a própria linguagem dos quadrinhos para explicar como funciona esta forma de expressão, analisando o fenômeno HQ do ponto de vista histórico, artístico e, no caminho, ensinando muito acerca de como os Quadrinhos - e seus Leitores - funcionam.

Para ler, clique em:
Quadrinhos quadro a quadro

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (0)
Categoria: EXTRA

fevereiro 10, 2005

Extra: O que é Tweel?

Mais torque, mais força, mais leveza! Não é um pássaro nem um avião... é a nova tecnologia da Michelin que promete substituir e tornar obsoletos os pneus radiais, substituindo-os por versões que não necessitam de ar!

E enquanto os motoristas de automóvel comemoram o fato de, possívelmente, nunca mais precisarem trocar pneus, pessoalmente estou mais interessado na maior segurança para os motoristas, no menor impacto ambiental, no benefício para deficientes físicos e no reflexo da tecnologia no transporte alternativo.

Tweel: Pneus sem ar

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (2)
Categoria: EXTRA

janeiro 04, 2005

EXTRA: Overdose tecnológica

Ela é adorável, sofisticada e o sonho de consumo de quase todo homem ou mulher que conheço, mas cuidado... se você der mole ela monta!

Para ler este post clique no link abaixo ou na figura ao lado...

A Tecnologia e a Relação que Mantemos com Ela

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (0)
Categoria: EXTRA

novembro 29, 2004

EXTRA: O que é LitraCon?

Um novo tipo de tijolo de concreto pode mudar a forma de pensar arquitetura e construção. Durável, resistente e... Translúcido(!), o novo material mistura as qualidades do vidro e do concreto.

Para ler este post clique no link abaixo ou na figura ao lado...

LitraCon joga nova luz sobre a arquitetura

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (0)
Categoria: EXTRA

setembro 23, 2004

EXTRA: Visite o Cosmolog!

Celulares que são máquinas fotográficas, que se comunicam com computadores portáteis, com som estereo, dotados de teclado QWERTY, equipados com slide-show, com botões de diversos formatos, movidos a energia cinética; para quem são feitas essas maravilhas da tecnologia moderna?

Clique no link abaixo para ler o artigo...

Celulares para que vos quero?

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (3)
Categoria: EXTRA