Mudamos de Endereço

Migramos para novo endereço.

Alterem seus "Favoritos"!

http://www.brunoaccioly.com.br/

outubro 11, 2007

Radiohead e Google Trends

Se você ficou intrigado com o fato do Radiohead lançar seu último álbum na Internet e deixado que o comprador escolhesse quanto iria pagar você vai gostar disso...

Ao que parece a banda Nine Inch Nails anunciou em seu webSite que "a banda está agora livre de contratos com qualquer gravadora e que está pronta para construir uma relação mais direta com a audiência", o que pode indicar que mais uma banda resolveu aderir a prática do Radiohead.

Segundo o Google Trends, as buscas por Radiohead cresceram substancialmente na data em que foi divulgado que estariam vendendo seu álbum pelo preço que seus clientes quisessem pagar. Ainda segundo o Google Trends, o Radiohead, após a decisão de venda direta ao público, teve suas buscas no Google sensivelmente superiores a bandas que, antes, gozavam de estar sempre no topo das pesquisas, como o Oasis.

radioheadgoogletrends.gif

E como se não bastassem estas provocações de duas importantes bandas, as gravadoras - cada vez mais vistas como antipáticas e anacrônicas - talvez assistam a Oasis e Jamiroquai seguirem pelos mesmos caminhos.

Uma coisa que Tropa de Elite provou de uma vez por todas é que é possível fazer-se notar sem gastar um tostão em campanhas de marketing, usando somente o boca-a-boca. O que isso tem a ver com o Radiohead? Muito... afinal, trata-se de uma nova forma de conseguir que seu produto seja vendido, apreciado e, com imaginação, dá pra tirar disso uma boa estratégia de venda!

trendspotting.jpg

O grosso da venda de CDs dá lucro às gravadoras. Bandas ganham dinheiro com shows. E essa realidade pode mudar, agora que a Internet pode servir de único intermediário de negociação entre a banda e o consumidor final.

É esperar para ver, agora, e descobrir se quem vai ganhar esse cabo de guerra são as gravadoras ou... bem, ou o Resto do Mundo.

Você já visitou o Desígnios hoje?

Bruno Accioly

Sarcasmeie você também (1)
Categoria: Música